quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

OLHANDO COMO JESUS


"Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor" Mateus 9: 36.

Jesus disse que os olhos são a lâmpada do corpo (Mt. 6: 22), por eles podemos passar informações a respeito de nós, revelarmos as nossas intenções, mas também por eles podemos absorver, entender o que está a nossa volta. Mateus nos diz que o olhar de Jesus não era um mero olhar descompromissado, sem interesse, de alguém que não consegue enxergar além.Mateus nos diz que o olhar de Jesus era um exame, que lhe dava conhecimento a partir do que via. Portanto, todas as conclusões a que Jesus chegava era o resultado de um olhar profundo, daquele que via mais do que qualquer pessoa, via o interior. O verbo ver usado por Mateus vai significar em outros tempos verbais "sei por que vi".
Diante de um olhar tão profundo todas as coisas ficam patentes, o homem é desnudado diante de sua face. Aflição, cansaço e desorientação despertam em Jesus um sentimento de compaixão (que significa sentir a mesma coisa). Jesus sentia a dor daquele povo porque via além do exterior. Muitos conseguem enganar os que lhes cercam, ao passar uma imagem falsa a respeito dos seus verdadeiros sentimentos. Quantos há que aparentemente estão tão felizes, satisfeitos, animados, decididos, firmes num determinado propósito, mas que "por dentro" estão infelizes, frustrados, desanimados, indecisos, incertos etc? Só Jesus pode nos ver como realmente somos, por isso só ele pode sentir uma verdadeira compaixão, baseada em informações sólidas e verdadeiras, só ele pode nos socorrer. Ele nos oferece paz, descanso e orientação.

Assim como Jesus está disposto a nos ver e nos ajudar, assim também é necessário que nós o olhemos diferentemente. Davi disse no Salmo 34: 5 "Contemplai-o e sereis iluminados, e os vossos rostos jamais sofrerão vexame". Que tipo de olhar você tem tido a respeito de Jesus? Um olhar de dó? Um olhar de admiração? Um olhar de felicitação? Ou um olhar de alguém que diz: tem misericórdia de mim, pois sou o mais vil de todos os pecadores, estou afundando! Se não vemos Jesus como nosso Salvador e Senhor, jamais encontraremos nele paz, descanso e orientação.
No evangelho de Mateus, capítulo 14, versículos 22 em diante, Pedro experimentou algo extraordinário: olhando pra Jesus com confiança andou sobre as águas sob a Palavra de Jesus. Contudo, num determinado momento, Pedro começa a olhar a sua volta. Um simples olhar, diferente do de Jesus, um olhar que só vê a superficialidade das coisas, um olhar sem confiança, Pedro começa a submergir. Creio que há muitos nesse momento que estão com os olhos desviados de Jesus, reparando o mundo, sendo que a atração pelo mundo os tem feito afundar num mar de ilusões. Desorientados sem perceber, o cansaço dá lugar à aflição e aí percebe-se quanto tempo foi perdido na busca por prazeres que só levam à destruição. Espero que ainda possa, como o filho pródigo, voltar aos braços de Jesus e ser restaurado pelo olhar compassivo do Senhor que tanto quer nos guiar pelas veredas da justiça por amor de seu nome.

Fique em Paz!!!!!!!!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário